EXPEDIENTE FITNESS | Corrida de rua, como começar?

A primavera e o verão estão se aproximando e cumprir a promessa de final de ano de estar com o corpo em forma é um fator que pesa nesse período.

Corrida de Rua tem conquistados muitos adeptos na busca desse objetivo.

00_ Corrida de Rua_como começar a correr_dicas para corrida de rua

E esta é uma atividade que com certeza pode te ajudar a eliminar calorias, mas antes de correr contra o tempo, separei algumas dicas relevantes pra você começar a prática da corrida de rua de uma forma correta e com segurança:

Consulte um especialista:

01_ Corrida de Rua_como começar a correr_dicas para corrida de rua_consulte um médico

Quem está começando na corrida de rua precisa, antes de sair correndo por aí, consultar um cardiologista e um ortopedista, profissionais que farão a avaliação do sistema cardiovascular e do aparelho locomotor do novo atleta.

Mesmo os atletas mais experientes não estão livres de problemas de saúde como hipertensão, diabetes e outros.

É relevante visitar o médico e fazer alguns exames para não ser pego de surpresa. É preciso verificar a pressão sanguínea, o colesterol e o hormônio da tireoide, além do nível de açúcar e ferro no sangue.

Escolha um bom local para treinar:

02_ Corrida de Rua_como começar a correr_dicas para corrida de rua

A grama diminui a pressão que o pé sofre durante a corrida e isso diminui o risco de lesões.

O asfalto e outros pisos mais duros dissipam menos energia e permitem aproveitar melhor as capacidades elásticas do músculo para otimizar a passada.

Cada tipo de terreno tem suas vantagens e desvantagens, o melhor é variar o lugar da prática da corrida periodicamente.  Isso diminui o risco lesões.

Esta atitude pode aumentar a qualidade e a intensidade de seus treinos.

Ficar atento ao melhor horário:

03_ Corrida de Rua_como começar a correr_dicas para corrida de rua_dia ou noite

Cada corredor tem seu momento preferido para correr, isso é uma escolha bastante pessoal.

Períodos do dia com temperatura mais amena e menos movimento (pela manhã bem cedo ou tarde da noite) costumam fazer sucesso entre os praticantes da corrida de rua.

O calor excessivo acaba limitando o treinamento. O trânsito intenso, além de aumentar o risco de acidentes, prejudica o rendimento devido à poluição.

Hidratação:

04_ Corrida de Rua_como começar a correr_dicas para corrida de rua_beber agua durante a corrida

A desidratação diminui o volume sanguíneo, reduz a capacidade do organismo de eliminar o calor e força o coração a bater mais rápido. O corpo sofre no treinamento e o rendimento na corrida cai.

Para manter o corpo hidratado, beba de 250ml a 500ml de líquido (1a 3 copos) uma ou duas horas antes da corrida de rua. Durante o treinamento: continue se hidratando, isso faz a diferença!

Invista em um bom tênis:

A escolha do seu tênis pode fazer toda a diferença em seu treino. Hoje existem varias lojas que utilizam o teste de pisada.

Esse teste, vai identificar qual o tipo de sua pisada, pronada, neutra ou supinada, como mostra a figura abaixo:

04_ Corrida de Rua_como começar a correr_dicas para corrida de rua_tipos de pisada

A escolha do tênis correto pode melhorar muito o desempenho do seu treino.

Estas foram só as primeiras de muitas dicas que vocês encontrarão por aqui! Na próxima quinzena tem mais!

Bj Bj!

 zz_Tiago Talarico no Expediente da Moda_Expediente Fitness_Dicas de Fitness_Personal Runnig

Tiago Talarico

ttalarico@vittarsports.com.br

http://www.vittarsports.com.br

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